sábado, 7 de julho de 2012

O rasante das Asas Negras !!

Hoje irei apresentar aos leitores do Duel Xtreme, um arquétipo muito querido e poderoso do mundo de Yugioh, os Blackwings, passárinhos que foram guardados no coração de muitos jogadores, veja mais:
Bom, conversando com um player, ele me pediu para que eu fizesse um post sobre "Blackwing", e eu estou atendendo ao pedido. Post pretende apresentar um pouco sobre "O que é" os Blackwings de forma geral, encarando isso como um artigo, com o objetivo de fazer as pessoas que lerem o post, tenham vontade de conhecer o arquétipo pessoalmente, tanto em plataforma de Yugioh online, como também cartas tátis e tudo mais. E agora iniciarei falando um pouco sobre eles:

O Arquétipo

"Blackwing", conhecido como "BlackFeather" na versão japonesa, é um arquétipo que consistem principalmente de monstros Dark Winged Beast-Type (exceto "Blackwing - Aurora the Northern Lights", que é um monstro Light), fazendo sua estréia em "Crimson Crisis". No Anime Yu-Gi-Oh! 5Ds, eles são usados ​​por Crow Hogan e Robert Pearson. Os monstros "Blackwing" geralmente tem uma aparência muito parecida com pássaros, mas parece ser mais humanóide no nível 4 pra acima.  

Além disso, a maioria dos "Blackwing" possuem a cor preta na sua concepção visual, geralmente em suas penas. A maioria são nomeados de acordo com os tipos de correntes de vento e do ar, exceto para a versão do mangá, que têm o nome de armas em seu lugar.  

Crow Hogan
Crow Hogan e os "Blackwing" Synchro Monsters.
Eles são um deck com capacidade de swarming (seria algo como encher o campo de monstros, semelhante aos "Six Samurai") e velocidade bastante eficiente. Quando "Crimson Crisis" foi lançado, esse arquétipo era muito sem suporte - apenas cinco cartas "Blackwing" foram lançadas: "Gale the Whirlwind", "Sirocco the Dawn", "Bora the Spear", "Armor Master" e "Raptor Wing Strike". Mais tarde, com o lançamento de Raging Battle e Ancient Prophecy o conjunto se tornou uma plataforma altamente de swarming, e poderoso além do mais. A velocidade que deu ao swarm, permitiu a capacidade adicional  de se fazer Synchro Summon com facilidade,  esta plataforma agarrou um lugar no Circuito da Shonen Jump, além de ser conhecido como um dos muitos Decks Meta; onde o deck começou a ganhar o 2009 World Championships e permaneceu popular nos anos seguintes. Novos monstros "Blackwing"  e suportes foram lançados em  "The Shining Darkness" e "Starstrike Blast", dando-lhes estratégias alternativas. As cartas referem-se a vários tipos de aves e vários tipos de ventos (correntes).

Crow e os "Blackwing".

Estilo de jogo 


Muitos dos decks "Blackwing" são focados em swarm. Por isso, eles têm um estilo de jogo agressivo. Além disso, devido a essa capacidades, eles são bons para fazer Synchro Summon (Note que as cartas de seus trunfos são Synchro Monsters). Suas cartas de suporte contam com as suas capacidades de swarm, como "Delta Crow - Anti Reverse", que pode ser ativada a partir de quando você controla exatamente 3 "Blackwing" monstros. Algumas delas levam uma vantagem das habilidades de swarm dos "Blackwing" dando suporte, como "Black Whirlwind", que é a carta principal de procura de monstros Blackwing" do deck. Com a enorme quantidade de sinergia e cartas de suportes poderosas, "Blackwing" é um dos mais fácil arquétipo para jogar. Este, juntamente com o seu poder em conjunto  e a relativa natureza de baixo custo faz "Blackwing" um dos arquétipos mais poderosos do metagame atual.

"Blackwing - Kalut the Moon Shadow" recebe um papel importante dentro desse arquétipo, pois ele pode salvar muito Blackwings de destruição por batalha ou servir para destruir grande parte dos monstros existentes, pois seu efeito de discarte é semelhante ao de "Honest", aumentando o ataque dos Blackwings durante a Fase de Batalha.

A primária forma de draw utilizada em "Blackwing"  é representado por "Allure of Darkness", "Pot of Duality", "Cards for Black Feathers" e "Upstart Goblin". Devido a esta miríade de escolhas e capacidade de executar muitos deles simultaneamente, não é surpreendente que "Blackwing" sejam conhecidos pela consistência impressionante. "Forbidden Lance" e "Safe Zone" podem fornecer proteção a monstros como "Blackwing Armor Master".

Além disso, porque a maioria dos monstros "Blackwing" são  DARK, Winged Beast, junto com "Allure of Darkness" para puxar cartas, você pode usar a "Icarus Attack" para destruir cartas. A par disso, muitos deck "Blackwing" também executar "Dark Armed Dragon" por sua capacidade de ser Special Summoned por ter monstros DARK no Cemitério. Outras duas cartas aramadilhas que entram com bastante convicção nesse arquétipo é "Gozen Match" e "Rivalry of Warlords", pois quase todos os monstros "Blackwing" são do atributo DARK, como foi dito a cima, e Winged-Beast Type.

Sua caixa de ferramentas que lhe permite mudar seu estilo de jogo agressivo de ser, para passivo. O deck possui inúmeros jogos mentais, forçando os jogadores a fazer menos de sub-ótimas peças para jogar contra eles. 

  • Synchro Monsters

Os quatro "Blackwing" Synchro Monsters.

Pela facilidade de se colocar monstros dentro de campo, "Blackwing" se torna uma grande opção viável de decks com o objetivo de se trazer Synchro Monsters, conseguindo fazer vários em um único duelo. O arquétipo possui quatro Synchro Monsters próprios, onde um deles é bastante atual dentro do jogo, são eles: "Blackwing Armed Wing", "Blackwing Armor Master", "Blackwing Silverwind the Ascendant" e o novo "Blackwing Glam the Shining Star". E para auxiliar o Summon desses monstros, o deck "Blackwing" tem em mãos uma grande quantidade de monstros Tuner também, que vai desde o nível 1 até o nível 6. Um dos principais Tuner no deck é "Blackwing - Gale the Whirldwind", que além de entrar em campo com facilidade quando se tem outro "Blackwing" em controle, pode também reduzir os pontos de ataque dos monstros do oponente pela metáde uma vez por turno. Temos "Blackwing - Blizzard the Far North", que faz Special Summon de um "Blackwing" nível 4 ou menos do cemitério pro campo, permitindo Synchro Summon. "Blackwing - Vayu the Emblem of Honor" ganha uma atenção nesse deck também, pois com ele é possivel fazer Synchro Monster apartir do cemitério, combinando com várias cartas para possibilitar essa ação em jogo.

Dentro do Synchro Monsters em si, "Blackwing Armor Master" é visto como o melhor, pois ele é indestrutivel em batalha e quando batalha com um monstro mais fortes, não obtêm cálculo de dano, portanto, a única forma de se tirar ele de campo é usando efeito de cartas (não que isso seja difícil). O "Blackwing Armed Wing" é o segundo mais requisitado no deck, pois ele tem um ótimo efeito, ainda mais quando combinado com o efeito do "Blackwing - Sirocco the Dawn", atacando monstros em posição de defesa, fazendo assim um "ataque perfurante", que mesmo em defesa, o cálculo de dano é aceito. O "Blackwing Glam the Shining Star" é o mais recente deles, onde possui um efeito regular, podendo fazer um Special Summon de um "Blackwing" não Tuner de nível 4 ou menor da sua mão, mas negando seus efeitos. E por último, "Blackwing Silverwind the Ascendant", que é o mais difícil de se trazer em campo entre os quatro, possui um efeito regular, que lhe permite destruir dois monstros do oponente que tenham defesa menor do que o ataque dele, e também protege apenas uma vez, um "Blackwing" em campo que seria um alvo de destruição, seja qual tipo de destruição for. Uma vantagem no "Silverwind" é que ele é o melhor "Blackwing" em termos de ataque original, fazendo assim uma diferença. 

Voltando a parte em que ainda tentamos trazer os Synchro Monsters a campo, encontramos além dos Tuners, monstros "Blackwing" com efeitos excelentes, como "Blackwing - Shura The Blue Flame", que quando destrói um monstro no campo, pode fazer Special Summon de um "Blackwing" com 1500 ou menos de ataque. "Blackwing - Bora the Spear" se chama em campo quando se tem outro "Blackwing", dando ataque "perfurante", assim como "Armed Wing", só que de forma inferior.

Além dos Synchro Monsters do próprio arquétipo, é extremamente importante uma boa seleção de outros monstros ao Extra Deck, como monstros pré-moldados pelos jogadores, como "Ally of Justice Catastor", "Brionac, Dragon of The Ice Barrier", "Black Rose Dragon", "Scrap Dragon", "Stardust Dragon" e etc, lembrando que deck "Blackwing" possui uma extrema fácilidade em fazer Synchros de nível 6 e 7. Se "Blackwing" faz Synchro Monster, não pode fazer Exceed Monsters (XYZ)? Claro que pode, e com êxito também, focando principalmente em Exceed rank 3 e 4, ganhando auxilo de "Number 39: Utopia", "Wind-Up Zenmaines", "Steelswarm Roach", "Number C39: Utopia Ray", entre outros. Podendo assim, servir de acordo com a necessidade do jogador.


  • Fraqueza 

Um deck "Blackwing" contêm uma facilidade de se fazer swarm, como foi dito mais de uma vez, entretanto possui uma grande fraqueza contra cartas de destruição em massa, como Torrential Tribute, Dark Hole, Mirror Force, entre outras. Outra vulnerabilidade encontrada neles, é a decaida contra cartas que iniciam em vantagem contra monstros do tipo DARK, tendo como uma das principais cartas, "Shadow-Imprisoning Mirror", "Consacrated Light", entre outras. Para que o swarm aconteça, é de extrema importância que um monstro "Blackwing" se inicie em campo, portanto cartas que negam Summon, ou que ativam logo após Summon, destruindo ou banindo, prejudicam bastante a jogabilidade do arquétipo, cartas essas são: Solemn Warning, Solemn Judgment, Trap Hole, Bottomless Trap Hole, entre outras mais.



Banlist


Os "Blackwing" se encontram na banlist também, afetando assim bastante a jogabilidade deles dentro do jogo, tendo sua principal carta de suporte, seu principal Tuner, cartas que são bastante importante, isso afetou muito a forma de jogar dos "Blackwing" com o passar do tempo, vejam só:

  • "Blackwing - Gale the Whirlwind" - Limitado ao uso de apenas 1.
  • "Blackwing - Kalut the Moon Shadow" - Limitado ao uso de apenas 1.
  • "Black Whirlwind" - Limitado ao uso de apenas 1. 
 



E agora termino mais um post, agradecendo a leitura de todo mundo. Bom, eu tentei achar curiosidades sobre os monstros "Blackwing", mas infelizmente não encontrei nenhuma na internet. Se é assim, tudo bem, né? Mas não vou dizer que não seja possivel a existente de curiosidades sobre esse arquétipo, pois eu considero o próprio nome deles uma curiosidade, pois como foi dito lá no inicio, alguns tem referência a tipos de corrente de ar e vento, outros tem relação a arma (apresentando a arma em sua mãos, nas suas artworks), e até mesmo a pássaros. Agradeço novamente, e se quiserem pedir um novo arquétipo para a minha próxima publicação, podem estar colocando a sugestão aqui em baixo como comentário, e digamos assim, que talvez eu possar estar fazendo uma futura enquete com os arquétipos sugeridos. Tchau tchau gente, leiam todos os posts da Duel Xtreme, se possivel, até a próxima... 



(Obs: Eu quase coloquei uma frase de inicio idiota, assim como o dos monstros "Gusto", mas dessa vez preferi não colocar... xD)

3 comentários:

  1. Adorei o Artigo, muito bem colocado todas as informações sobre blackwings, digo eu como um usuário desse arquétipo, se possível gostaria de um artigo sobre Infernity monsters.

    ResponderExcluir
  2. Dragunity, acredito que foi o primeiro deck de muitos duelistas aqui, tem muitas variações e é muito legal rsrs

    ResponderExcluir
  3. Ok, vamos produzir os artigos pedidos e em breve serão postados (Ah, não me diga)

    ResponderExcluir